sexta-feira, 5 de julho de 2013

Universidade Lusofonia Afro-brasileira promove ensino focado para a agricultura familiar

Por Daniel Ferreira

A mais recente experiência de cooperação para educação com países de Língua Portuguesa no Brasil é a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Há três anos, instalado no município de Redenção, no Ceará, o centro acadêmico recepciona estudantes do Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste.

Dos sete cursos ofertados na UNILAB, Agronomia é um do mais procurados pelos alunos estrangeiros, que está ligado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) - uma espécie de coordenação interna dentro da universidade. O ensino do curso é voltado para a realidade rural desses países da cooperação na perspectiva de princípios universais das questões agrárias e ambientais.

Durante os cincos anos de Agronomia, os estudantes desde o primeiro ano vivenciam as Práticas Agrícolas (PA) em comunidades rurais do município da região cearense. O aluno tem um dia da semana para ir a campo e, nos dois últimos anos da universidade, os alunos desenvolvem trabalho de assessoria técnica aos agricultores e agricultoras. Na grande curricular, são ministradas as disciplinas Agroecologia 1, 2 e 3. “Nossa formação e ensino, está focada e projetada para a agricultura familiar, para o pequeno produtor rural”, enfatiza o diretor e professor do IDR, Rodrigo Azevedo.


Click abaixo e confira a entrevista com Rodrigo Azevedo falando mais sobre a proposta do curso de Agronomia da UNILAB: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário