Rodas de Diálogo

Durante as inscrições o participante também deverá escolher uma roda de diálogos em que gostaria de participar. As rodas de diálogo têm o objetivo de serem espaços de troca de experiências, de aprofundamento de temas específicos da Educação em Agroecologia e de construção participativa. Nas rodas de diálogo poderão ser propostas questões sobre princípios e diretrizes que serão consideradas no documento final do evento.

As rodas de diálogos previstas são:

Roda de Diálogo I | Currículo de Educação em Agroecologia baseado na pedagogia de projetos: uma perspectiva interdisciplinar 
Coordenadores Bruna Tarcília Ferraz (UFRPE), Gilvaneide Ferreira de Oliveira (UFRPE) e Jorge Luiz Schirmer de Mattos (UFRPE)
A partir de uma experiência concreta de educação em Agroecologia serão abordados aspectos inerentes à teoria crítica do currículo ressaltando a importância da pedagogia de projetos para o trabalho interdisciplinar no processo formativo dos agroecólogos. Neste sentido, destacam-se a  definição das intenções didático-pedagógicas, a seleção dos conteúdos, a organização de estágios e vivências, dentre outras atividades que possam ancorar na prática à formação, à relação com movimentos sociais e políticas públicas, considerando as relações entre ensino, pesquisa e extensão, bem como os trabalhos de conclusão de curso.


Roda de Diálogo II | Perfil e formação continuada de educadores em Agroecologia
Coordenadora | Daniela Egger (UFF/UERJ)
Desafios da formação continuada de educadores em Agroecologia; perfil mínimo dos educadores que atuam nas experiências educativas considerando a perspectiva multidimensional da Agroecologia.

Roda de Diálogo III | Núcleos e/ou Grupos de Agroecologia
Coordenador | Claudenir Fávero (UFVMJ)
Relações entre ensino, pesquisa e extensão através do trabalho de grupos e núcleos de Agroecologia existentes nas instituições de ensino. Questões: em que medida os núcleos e grupos de Agroecologia se relacionam com os diferentes níveis de ensino?; que elementos indicam um diferencial nestes grupos tanto em termos teóricos quanto metodológicos?; como são incorporados elementos da prática?; como estes grupos podem contribuir para ações de intervenção social em comunidades rurais?; qual a contribuição dos núcleos para a construção do conhecimento agroecológico nas instituições de ensino?

Roda de Diálogo IV | Perfil e reconhecimento profissional
Coordenadores | Eli Lino de Jesus (IFMG)
Aprofundar a reflexão sobre as habilidades necessárias aos profissionais de nível médio, superior e de pós-graduação egressos dos cursos de Agroecologia. Reconhecimento do profissional formado em Agroecologia. Que espaço este profissional ocupará na sociedade? Reconhecimento da profissão por órgão de classe já existente ou criação de próprio conselho para regulamentar a profissão?

Roda de Diálogo V | Pós-graduação em Agroecologia
Coordenador | Mauro Silva (UFPA)
Elementos fundamentais à formação do pós-graduado em Agroecologia; linhas de pesquisa em Agroecologia; o que diferencia a pós-graduação em Agroecologia das demais formações de pós-graduação de áreas afins?; o lugar dos cursos de pós-graduação em Agroecologia nas áreas do conhecimento da Capes; reconhecimento da produção acadêmica em Agroecologia no CNPq; caminhos e fundamentos para criação de pós-graduação em Agroecologia.

Roda de Diálogo VI | Grupos de Agroecologia de Estudantes: Resiliências Criativas - Empecilhos e Contribuições para a Educação Formal
Coordenadores | Lucas Bittencourt (GEAS-UFV / REGA), Lara Angelo (MUDA-UFRJ / REGA)
Experiências de grupos de estudantes e mapeamento das metodologias que têm sido fundamentais para o processo de educação em Agroecologia e para o reconhecimento dos grupos de agroecologia no contexto universitário. Será feita uma Instalação Pedagógica para que os grupos de estudantes possam compartilhar, por meio de objetos, imagens, registros, vídeos, cartazes, suas histórias e problemáticas.


Roda de Diálogo VII | Agroecologia em Rede
Coordenadores | Paulo Petersen (ABA), Daniel Tygel (EITA)
Compartilhar a experiência da plataforma de Agroecologia em Rede (www.agroecologiaemrede.org.br) com vistas ao mapeamento das experiências de Educação em Agroecologia no Brasil e discussão sobre a importância do mapeamento como instrumento para visibilizar as experiências e para a atuação em rede.

Roda de Diálogo VIII | A experiência educativa das disciplinas de Agroecologia ou áreas afins nos níveis médio e superior
Coordenador | Moisés Santana (UFRPE)

Compartilhar as experiências existentes de disciplinas de Agroecologia e áreas afins nos diferentes cursos técnicos e de graduação; desafios para uma perspectiva integradora e interdisciplinar com as outras disciplinas e/ou áreas do conhecimento.

Roda de Diálogo IX | Diálogos de saberes na Educação em Agroecologia
Coordenadoras | Mônica Cox (Lecgeo/UFPE), Antonielle Pinheiro (Lecgeo/UFPE)
Como compreendemos o diálogo de saberes e como praticamos? Como articular o conhecimento popular e o conhecimento científico? Refletir sobre os dilemas e os limites que encontramos no conhecimento científico como verdade e na colonialidade do saber; e as possibilidades construídas a partir da interface com a prática, a construção coletiva do conhecimento, trabalhos de campo, vivências, trocas de experiências, interlocução entre educador-educando-camponeses e participação em rede do movimento agroecológico.

Roda de Diálogos X | Educação em Agroecologia e a relação com os movimentos sociais
Coordenador | Abdalaziz de Moura (SERTA)
Compartilhar as contribuições dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil do Brasil e da América Latina para uma educação em Agroecologia; conhecer as interfaces da educação do campo e da educação em agroecologia.

Roda de diálogos XI | Perspectivas para o Ensino Médio em Agroecologia no Pronatec Campo
Coordenadora Patrícia Falcão (IFPE Vitória de Santo Antão)
Debater os fundamentos e metodologias de uma educação em Agroecologia no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Campo. O Pronatec Campo está sendo implementado prioritariamente nas áreas dos Territórios da Cidadania e tem como objetivo superar a pobreza e as desigualdades sociais no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. 

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