Por Daniel Ferreira
A mais recente experiência de cooperação para educação com países de Língua Portuguesa no Brasil é a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Há três anos, instalado no município de Redenção, no Ceará, o centro acadêmico recepciona estudantes do Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste.
A mais recente experiência de cooperação para educação com países de Língua Portuguesa no Brasil é a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Há três anos, instalado no município de Redenção, no Ceará, o centro acadêmico recepciona estudantes do Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste.
Dos sete cursos ofertados na
UNILAB, Agronomia é um do mais procurados pelos alunos estrangeiros, que está
ligado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) - uma espécie de coordenação
interna dentro da universidade. O ensino do curso é voltado para a realidade
rural desses países da cooperação na perspectiva de princípios universais das
questões agrárias e ambientais.
Durante os cincos anos de
Agronomia, os estudantes desde o primeiro ano vivenciam as Práticas Agrícolas
(PA) em comunidades rurais do município da região cearense. O aluno tem um dia
da semana para ir a campo e, nos dois últimos anos da universidade, os alunos
desenvolvem trabalho de assessoria técnica aos agricultores e agricultoras. Na
grande curricular, são ministradas as disciplinas Agroecologia 1, 2 e 3. “Nossa
formação e ensino, está focada e projetada para a agricultura familiar, para o
pequeno produtor rural”, enfatiza o diretor e professor do IDR, Rodrigo
Azevedo.
Click abaixo e confira a entrevista com Rodrigo Azevedo falando mais sobre a proposta do curso de Agronomia da UNILAB:
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