Durante as inscrições o
participante também deverá escolher uma roda de diálogos em que gostaria de
participar. As rodas de diálogo têm o objetivo de serem espaços de troca de
experiências, de aprofundamento de temas específicos da Educação em
Agroecologia e de construção participativa. Nas rodas de diálogo poderão ser
propostas questões sobre princípios e diretrizes que serão consideradas no
documento final do evento.
As rodas de diálogos
previstas são:
Roda de Diálogo I |
Currículo de Educação em Agroecologia baseado na pedagogia de
projetos: uma perspectiva interdisciplinar
Coordenadores | Bruna Tarcília Ferraz (UFRPE), Gilvaneide Ferreira de Oliveira (UFRPE) e Jorge Luiz Schirmer de Mattos (UFRPE)
Coordenadores | Bruna Tarcília Ferraz (UFRPE), Gilvaneide Ferreira de Oliveira (UFRPE) e Jorge Luiz Schirmer de Mattos (UFRPE)
A partir de uma
experiência concreta de educação em Agroecologia serão abordados aspectos
inerentes à teoria crítica do currículo ressaltando a importância da pedagogia
de projetos para o trabalho interdisciplinar no processo formativo dos
agroecólogos. Neste sentido, destacam-se a definição
das intenções didático-pedagógicas, a seleção dos conteúdos, a organização de
estágios e vivências, dentre outras atividades que possam ancorar na prática à
formação, à relação com movimentos sociais e políticas públicas, considerando
as relações entre ensino, pesquisa e extensão, bem como os trabalhos de
conclusão de curso.
Roda de Diálogo II |
Perfil e formação continuada de educadores em Agroecologia
Coordenadora | Daniela Egger (UFF/UERJ)
Coordenadora | Daniela Egger (UFF/UERJ)
Desafios da formação
continuada de educadores em Agroecologia; perfil mínimo dos educadores que
atuam nas experiências educativas considerando a perspectiva multidimensional
da Agroecologia.
Roda de Diálogo III |
Núcleos e/ou Grupos de Agroecologia
Coordenador | Claudenir Fávero (UFVMJ)
Coordenador | Claudenir Fávero (UFVMJ)
Relações entre ensino,
pesquisa e extensão através do trabalho de grupos e núcleos de Agroecologia
existentes nas instituições de ensino. Questões: em que medida os núcleos e
grupos de Agroecologia se relacionam com os diferentes níveis de ensino?; que
elementos indicam um diferencial nestes grupos tanto em termos teóricos quanto
metodológicos?; como são incorporados elementos da prática?; como estes grupos
podem contribuir para ações de intervenção social em comunidades rurais?; qual a
contribuição dos núcleos para a construção do conhecimento agroecológico nas
instituições de ensino?
Roda de Diálogo IV |
Perfil e reconhecimento profissional
Coordenadores | Eli Lino de Jesus (IFMG)
Coordenadores | Eli Lino de Jesus (IFMG)
Aprofundar a reflexão
sobre as habilidades necessárias aos profissionais de nível médio, superior e
de pós-graduação egressos dos cursos de Agroecologia. Reconhecimento do
profissional formado em Agroecologia. Que espaço este profissional ocupará na
sociedade? Reconhecimento da profissão por órgão de classe já existente ou
criação de próprio conselho para regulamentar a profissão?
Coordenador | Mauro Silva (UFPA)
Elementos fundamentais à
formação do pós-graduado em Agroecologia; linhas de pesquisa em Agroecologia; o
que diferencia a pós-graduação em Agroecologia das demais formações de
pós-graduação de áreas afins?; o lugar dos cursos de pós-graduação em
Agroecologia nas áreas do conhecimento da Capes; reconhecimento da produção
acadêmica em Agroecologia no CNPq; caminhos e fundamentos para criação de
pós-graduação em Agroecologia.
Roda de Diálogo VI |
Grupos de Agroecologia de Estudantes: Resiliências Criativas -
Empecilhos e Contribuições para a Educação Formal
Coordenadores | Lucas Bittencourt (GEAS-UFV / REGA), Lara Angelo (MUDA-UFRJ / REGA)
Coordenadores | Lucas Bittencourt (GEAS-UFV / REGA), Lara Angelo (MUDA-UFRJ / REGA)
Experiências de grupos de
estudantes e mapeamento das metodologias que têm sido fundamentais para o
processo de educação em Agroecologia e para o reconhecimento dos grupos de
agroecologia no contexto universitário. Será feita uma Instalação Pedagógica para
que os grupos de estudantes possam compartilhar, por meio de objetos, imagens,
registros, vídeos, cartazes, suas histórias e problemáticas.
Roda de Diálogo VII |
Agroecologia em Rede
Coordenadores | Paulo Petersen (ABA), Daniel Tygel (EITA)
Coordenadores | Paulo Petersen (ABA), Daniel Tygel (EITA)
Compartilhar a experiência
da plataforma de Agroecologia em Rede (www.agroecologiaemrede.org.br) com
vistas ao mapeamento das experiências de Educação em Agroecologia no Brasil e
discussão sobre a importância do mapeamento como instrumento para visibilizar
as experiências e para a atuação em rede.
Roda de Diálogo VIII | A experiência educativa das disciplinas de Agroecologia ou áreas afins nos níveis médio e superior
Coordenador | Moisés Santana (UFRPE)
Coordenador | Moisés Santana (UFRPE)
Compartilhar as experiências existentes de disciplinas de Agroecologia e áreas afins nos diferentes cursos técnicos e de graduação; desafios para uma perspectiva integradora e interdisciplinar com as outras disciplinas e/ou áreas do conhecimento.
Roda de Diálogo IX | Diálogos de saberes na Educação em Agroecologia
Coordenadoras | Mônica Cox (Lecgeo/UFPE), Antonielle Pinheiro (Lecgeo/UFPE)
Coordenadoras | Mônica Cox (Lecgeo/UFPE), Antonielle Pinheiro (Lecgeo/UFPE)
Como compreendemos o diálogo de saberes e como praticamos? Como articular o conhecimento popular e o conhecimento científico? Refletir sobre os dilemas e os limites que encontramos no conhecimento científico como verdade e na colonialidade do saber; e as possibilidades construídas a partir da interface com a prática, a construção coletiva do conhecimento, trabalhos de campo, vivências, trocas de experiências, interlocução entre educador-educando-camponeses e participação em rede do movimento agroecológico.
Roda de Diálogos X |
Educação em Agroecologia e a relação com os movimentos sociais
Coordenador | Abdalaziz de Moura (SERTA)
Coordenador | Abdalaziz de Moura (SERTA)
Compartilhar as
contribuições dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil do
Brasil e da América Latina para uma educação em Agroecologia; conhecer as
interfaces da educação do campo e da educação em agroecologia.
Roda de diálogos XI |
Perspectivas para o Ensino Médio em Agroecologia no Pronatec Campo
Coordenadora | Patrícia Falcão (IFPE Vitória de Santo Antão)
Coordenadora | Patrícia Falcão (IFPE Vitória de Santo Antão)
Debater os fundamentos e
metodologias de uma educação em Agroecologia no âmbito do Programa Nacional de
Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Campo. O Pronatec Campo está
sendo implementado prioritariamente nas áreas dos Territórios da Cidadania e
tem como objetivo superar a pobreza e as desigualdades sociais no meio rural
por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário