Palestrantes

Conferência | Complexidade e Agroecologia: um diálogo pertinente

Alfredo Pena – veja
Doutor em Sociologia pela Universidade paris VII. Pesquisador no Centro de Estudos Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França). Coordenador do Observatório Internacional de Reformas Universitárias/França. Diretor Científico do Instituto Internacional de Pesquisa, Política de Civilização (IIRPC).  Professor da Universidade de Nantes e colaborador de Edgar Morin em pesquisas sobre epistemologia ecológica e pensamento complexo.


Publicações:
PENA-VEGA A.; NASCIMENTO, E. P. O pensamento complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. 201 p.
PENA-VEGA, A. O despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. 105p.
SANTOS, E.P.; PENA-VEGA, A.;  CABRAL, A.S., BARBIERO, A. As novas dimensões da universidade: interdisciplinaridade, sustentabilidade e inserção social: uma avaliação internacional. Garamond, 2012.177p.
PENA-VEGA, A. Edgar Morin em foco. São Paulo: Cortez, 2008. 256p.
MORIN, E.; PENA-VEGA, A.; PAILLARD, B. Diálogo sobre o conhecimento. São Paulo: Cortez, 2004. 95p.


Mesa Redonda I | Complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e e a educação em Agroecologia

Américo Sommerman 
Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Filósofo pelo Centro Universitário UNISEB. Primeiro editor e tradutor brasileiro de Plotino, neoplatônico do século III d.C. Primeiro editor e tradutor brasileiro de Jacob Boehme (1575-1624), grande metafísico alemão do século XVII. Primeiro editor brasileiro de uma compilação do Sêfer Ha-Zohar (O livro do esplendor), obra máxima da mística judaica. Co-criador do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS. Membro ativo do Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires - CIRET. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Transdisciplinaridade.


Publicações:
SANTOS, A.; SOMMERMAN, A. (Orgs.). Complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2009. 128p.
SOMMERMAN, A. Inter ou transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006. 78p .
SOMMERMAN, A.; MELO, M.F; BARROS, V.M. (Org.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: Triom, 2002. 216p.
SOMMERMAN, A. (Org.). Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 1999. 186p.


Mesa Redonda I | Complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e a educação em Agroecologia

Dirce Encarnacion Tavares
Pós-doutora e doutora em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga pelas Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade PUS/SP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: interdisciplinaridade e formação do educador.


Publicações:
TAVARES, D. E. .Uma vivência interdisciplinar na Educação dos Sentidos - Química, sabor e olhar - uma parceria necessária. São Paulo: Ícone, 2011. 143p .
FAZENDA, I.; TAVARES, D. E. A interdisciplinaridade na contemporaneidade - qual o sentido? In: FAZENDA, I.C.A. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 135-146.
TAVARES, D. E. A cidadania na formação do jovem ao idoso no Brasil. In: CASA DO NOVO AUTOR (Org.). Com a palavra os professores: Uma do profissional da educação. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2007. p. 50-56.
TAVARES, D. E.  Aspectos da história do livro. In: FAZENDA, I. (Org.). Práticas interdisciplinares de ensino. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1991. p. 30-35.


Mesa Redonda I - Complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e a educação em Agroecologia

Carlos Rodrigues Brandão
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília.  Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia.. Comendador do Mérito Científico pelo MCT. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás. Professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação popular, campo religioso, religião e educação.


Publicações:
BRANDÃO, C. R. ; BEZERRA, A. A questão política da Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1980. v. 1
BRANDÃO, C. R. . Saber e ensinar: três estudos sobre educação popular. Campinas: Papirus, 1983.
BRANDÃO, C. R. O que é o Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.
BRANDAO, C. R.  O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. (Orgs.) . Pesquisa participante: o saber da partilha. Aparecida: Idéias & Letras, 2006. 295p.


Mesa Redonda 2 | Formação e perfil profissional em Agroecologia e as demandas da sociedade brasileira 

Alexandre Henrique Bezerra Pires
Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador do Centro de Desenvolvimento Sabiá. Tem experiência na área de Educação Popular, Extensão Rural, Agricultura Familiar, Agroecologia, Assessoria e Planejamento Participativo.


Publicações:
PIRES, A. H. B. ; LIMA, I.S. A abordagem agroecológica na Extensão Rural: Ferramenta politico-metodológica para reflexão sobre o Desenvolvimento Local. In: LIMA, I.S. (Org.). Extensão Rural e o Desenvolvimento Local: uma proposta metodológica para a relação da teoria com a prática.  Recife: UFRPE, 2012. 278p.
LIMA, I.S, ; PIRES, A. H. B. ; BOTELHO, L. C. A educação do campo para o desenvolvimento local e a formação de agricultores. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. INTERCOM - Comunicação, Cultura e Juventude, 2010.
PIRES, A. H. B. ; LIMA, I.S. ; BOTELHO, L. C. . Produção agroecológica e segurança alimentar: o consumo alimentar de famílias agricultoras na Zona da Mata de Pernambuco, Brasil. In: Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 8, 2010 Anais … Ipojuca. América Latina: realineamientos politicos y proyectos en disputa, 2010.
LIMA, M.S.; PIRES, A.H.B. Agrofloresta cultivando e cuidando de vidas: uma trajetória em construção do conhecimento agroecológico. In: LIMA, J.R.T (Org.). Agroecologia e movimentos sociais. Recife; Bagaço, 2011. P.111-146.


Mesa Redonda 2 | Formação e perfil profissional em Agroecologia e as demandas da sociedade brasileira 

Aparecida do Carmo Lima
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Pedagoga pelo Curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão. Atualmente é Coordenadora Político Pedagógica da Escola Milton Santos de Formação em Agroecologia e no Coletivo de Formação de Educadores do Campo no Movimento Social Popular do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do e no campo, política educacional no campo e Pronera, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, educação e reforma agrária, educação profissional do campo, formação em Agroecologia e formação de educadores do campo.


Publicações:
LIMA, A. C. ; NOMA,A.K. . Política Educacional no e do Campo: Práticas Educativas em Agroecologia no MST-PR. Eccos Revista Científica, v. 12, p. 141-158, 2010.
LIMA, A. C. ; NOMA,A.K.  Política Educacional no campo: espaço de ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no Brasil. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, p. 448-467, 2009.
LIMA, A. C. . Práticas Educativas em Agroecologia no Movimento Social do Campo no Estado do Paraná. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, p. 4414-4417, 2009.
KALVA,A., ; LIMA, A. C. ; MENGATO,D., ; PREDIGER,G., ; CAMPO,J.C., ; MARIANI,S.P., ; REZENDE,S.A., . Trabalho de Base e Formação de Militantes nos Movimentos Sociais do Campo - Paraná. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 1, p. 98-110, 2008.


Mesa Redonda 2 | Formação e perfil profissional em Agroecologia e as demandas da sociedade brasileira

Valdo José Cavallet
Pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pisa – Itália. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Paraná. . Diretor da UFPR Litoral. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação profissional e tecnológica, (des)envolvimento sustentável, formação de professores, formação profissional, gestão e avaliação educacional e projetos político-pedagógicos.


Publicações:
MILLEO, M. V. R.2001MILLEO, M. V. R. ; DONI FILHO, L. ; CAVALLET, V. J.  A Universidade brasileira e o tecnicismo. Educação Agrícola Superior, Brasília, v. 19, n.1, p. 6-12, 2001.
CAVALLET, V. J. ; ANASTASIOU, L. G. C. ; PIMENTA, S. G. . Docência no ensino superior. In: Severino, A.J.; Fazenda, I.C.A. (Orgs.). Formação docente: rupturas e possibilidades. Campinas: Papirus, 2002,..
CAVALLET, V. J. ; SILVA, L. M. . Convite à reflexão sobre a transição de paradigmas no ensino universitário. In: CRUB - Cons. Reitores Univ. Brasileiras. (Org.). Educação Brasileira. 46 ed. Brasilia: CRUB, 2001, v. 23, p. 115-118.
CAVALLET, V. J. . A Formação Intelectual e o Mercado de Trabalho. In: FEAB/CONFEA. (Org.). Formação Profissional do Engenheiro Agrônomo. Brasilia: FEAB/CONFEA, 1996.



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