Conferência | Complexidade e
Agroecologia: um diálogo pertinente
Alfredo
Pena – veja
Doutor
em Sociologia pela Universidade paris VII. Pesquisador no Centro de Estudos
Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França). Coordenador
do Observatório Internacional de Reformas Universitárias/França. Diretor Científico do Instituto Internacional
de Pesquisa, Política de Civilização (IIRPC). Professor da Universidade de Nantes e colaborador de
Edgar Morin em pesquisas sobre epistemologia ecológica e pensamento complexo.
Publicações:
PENA-VEGA A.; NASCIMENTO, E. P. O pensamento complexo: Edgar
Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. 201 p.
PENA-VEGA, A. O
despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Rio de Janeiro: Garamond,
2003. 105p.
SANTOS, E.P.; PENA-VEGA, A.; CABRAL, A.S., BARBIERO, A. As novas dimensões da universidade: interdisciplinaridade,
sustentabilidade e inserção social: uma avaliação internacional. Garamond,
2012.177p.
PENA-VEGA, A. Edgar
Morin em foco. São Paulo: Cortez,
2008. 256p.
MORIN, E.; PENA-VEGA, A.; PAILLARD, B. Diálogo sobre o
conhecimento. São Paulo: Cortez, 2004. 95p.
Mesa Redonda I | Complexidade,
interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e e a educação em Agroecologia
Américo Sommerman
Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade
Federal da Bahia. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de
Lisboa. Filósofo pelo Centro Universitário UNISEB. Primeiro editor e tradutor
brasileiro de Plotino, neoplatônico do século III d.C. Primeiro editor e
tradutor brasileiro de Jacob Boehme (1575-1624), grande metafísico alemão do
século XVII. Primeiro editor brasileiro de uma compilação do Sêfer Ha-Zohar (O livro
do esplendor), obra máxima da mística judaica. Co-criador do Centro de Educação
Transdisciplinar – CETRANS. Membro ativo do Centre International de Recherches
et Études Transdisciplinaires - CIRET. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e
Transdisciplinaridade.
Publicações:
SANTOS, A.; SOMMERMAN, A.
(Orgs.). Complexidade e
transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2009. 128p.
SOMMERMAN, A. Inter ou transdisciplinaridade? Da
fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus,
2006. 78p .
SOMMERMAN, A.; MELO, M.F;
BARROS, V.M. (Org.). Educação e
transdisciplinaridade II. São Paulo: Triom, 2002. 216p.
SOMMERMAN, A. (Org.). Educação e transdisciplinaridade.
Brasília: UNESCO, 1999. 186p.
Mesa Redonda I
| Complexidade,
interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e a educação em Agroecologia
Dirce Encarnacion Tavares
Pós-doutora
e doutora em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Mestre
em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Pedagoga pelas Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá. Integrante
do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade PUS/SP. Tem experiência
na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas:
interdisciplinaridade e formação do educador.
Publicações:
TAVARES, D. E. .Uma vivência interdisciplinar na Educação
dos Sentidos - Química, sabor e olhar - uma parceria necessária. São Paulo:
Ícone, 2011. 143p .
FAZENDA, I.; TAVARES, D. E. A interdisciplinaridade
na contemporaneidade - qual o sentido? In: FAZENDA, I.C.A. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São
Paulo: Cortez, 2008, p. 135-146.
TAVARES, D. E. A cidadania
na formação do jovem ao idoso no Brasil. In: CASA DO NOVO AUTOR (Org.). Com a palavra os professores: Uma do
profissional da educação. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2007. p. 50-56.
TAVARES, D. E. Aspectos da história do livro. In: FAZENDA, I.
(Org.). Práticas interdisciplinares de ensino.
6. ed. São Paulo: Cortez, 1991. p. 30-35.
Mesa Redonda I - Complexidade, interdisciplinaridade,
transdisciplinaridade e a educação em Agroecologia
Carlos Rodrigues Brandão
Doutor
em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Antropologia pela
Universidade de Brasília. Psicólogo pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor colaborador do
Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP). Professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia..
Comendador do Mérito Científico pelo MCT. Doutor Honoris Causa pela
Universidade Federal de Goiás. Professor Emérito da Universidade Federal de
Uberlândia. Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia
rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação popular,
campo religioso, religião e educação.
Publicações:
BRANDÃO, C. R. ; BEZERRA, A. A questão política da Educação Popular.
São Paulo: Brasiliense, 1980. v. 1
BRANDÃO, C. R. . Saber e ensinar: três estudos sobre
educação popular. Campinas: Papirus, 1983.
BRANDÃO, C. R. O que é o Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.
BRANDAO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BRANDÃO,
C. R.; STRECK, D. (Orgs.) . Pesquisa
participante: o saber da partilha.
Aparecida: Idéias & Letras, 2006. 295p.
Mesa Redonda 2
| Formação e
perfil profissional em Agroecologia e as demandas da sociedade brasileira
Alexandre Henrique Bezerra Pires
Mestre
em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Licenciado em Ciências Biológicas
pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador do Centro de
Desenvolvimento Sabiá. Tem experiência na área de Educação Popular, Extensão
Rural, Agricultura Familiar, Agroecologia, Assessoria e Planejamento
Participativo.
Publicações:
PIRES, A. H. B. ; LIMA, I.S. A abordagem agroecológica na Extensão Rural: Ferramenta politico-metodológica
para reflexão sobre o Desenvolvimento Local. In: LIMA, I.S. (Org.). Extensão Rural e o Desenvolvimento Local:
uma proposta metodológica para a relação da teoria com a prática. Recife: UFRPE, 2012. 278p.
LIMA, I.S, ; PIRES, A. H. B.
; BOTELHO, L. C. A educação do campo para o desenvolvimento local e a formação
de agricultores. In: Congresso
Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. INTERCOM -
Comunicação, Cultura e Juventude, 2010.
PIRES, A. H. B. ; LIMA, I.S. ;
BOTELHO, L. C. . Produção agroecológica e segurança alimentar: o consumo
alimentar de famílias agricultoras na Zona da Mata de Pernambuco, Brasil. In: Congresso Latinoamericano de
Sociologia Rural, 8, 2010 Anais
… Ipojuca. América Latina:
realineamientos politicos y proyectos en disputa, 2010.
LIMA, M.S.; PIRES, A.H.B. Agrofloresta
cultivando e cuidando de vidas: uma trajetória em construção do conhecimento
agroecológico. In: LIMA, J.R.T (Org.). Agroecologia
e movimentos sociais. Recife; Bagaço, 2011. P.111-146.
Mesa Redonda 2
| Formação e
perfil profissional em Agroecologia e as demandas da sociedade brasileira
Aparecida
do Carmo Lima
Mestre em
Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Pedagoga pelo Curso de Pedagogia
para Educadores do Campo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus
de Francisco Beltrão. Atualmente é Coordenadora Político Pedagógica da Escola
Milton Santos de Formação em Agroecologia e no Coletivo de Formação de
Educadores do Campo no Movimento Social Popular do Paraná. Tem experiência na
área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes
temas: educação do e no campo, política educacional no campo e Pronera,
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, educação e reforma agrária,
educação profissional do campo, formação em Agroecologia e formação de
educadores do campo.
E-mail: cidaems@gmail.com
Publicações:
LIMA, A. C. ; NOMA,A.K. . Política Educacional no e do Campo: Práticas
Educativas em Agroecologia no MST-PR. Eccos Revista Científica, v. 12, p.
141-158, 2010.
LIMA, A. C. ; NOMA,A.K. Política Educacional no campo: espaço de ação do Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem-Terra no Brasil. Revista Contemporânea de Educação, v.
4, p. 448-467, 2009.
LIMA, A. C. . Práticas
Educativas em Agroecologia no Movimento Social do Campo no Estado do Paraná.
Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, p. 4414-4417, 2009.
KALVA,A., ; LIMA, A.
C. ; MENGATO,D., ; PREDIGER,G., ; CAMPO,J.C., ; MARIANI,S.P., ;
REZENDE,S.A., . Trabalho de Base e Formação de Militantes nos Movimentos
Sociais do Campo - Paraná. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 1, p. 98-110,
2008.
Mesa Redonda 2
| Formação e
perfil profissional em Agroecologia e as demandas da sociedade brasileira
Valdo José Cavallet
Pós-doutor
em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pisa – Itália. Doutor em
Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências do Solo pela
Universidade Federal do Paraná. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal
do Paraná. . Diretor da UFPR Litoral. Tem experiência na área de Educação,
atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação
profissional e tecnológica, (des)envolvimento sustentável, formação de
professores, formação profissional, gestão e avaliação educacional e projetos
político-pedagógicos.
Publicações:
MILLEO, M. V. R.2001MILLEO, M. V. R. ; DONI FILHO, L. ; CAVALLET, V. J. A Universidade brasileira e o tecnicismo. Educação Agrícola Superior, Brasília, v. 19, n.1, p. 6-12, 2001.
CAVALLET, V. J. ; ANASTASIOU, L. G. C. ; PIMENTA, S. G. . Docência no ensino
superior. In: Severino, A.J.; Fazenda, I.C.A. (Orgs.). Formação docente:
rupturas e possibilidades. Campinas: Papirus, 2002,..
CAVALLET, V. J. ; SILVA, L. M. . Convite à
reflexão sobre a transição de paradigmas no ensino universitário. In: CRUB -
Cons. Reitores Univ. Brasileiras. (Org.). Educação
Brasileira. 46 ed. Brasilia: CRUB, 2001, v. 23, p. 115-118.
CAVALLET, V. J. . A Formação
Intelectual e o Mercado de Trabalho. In: FEAB/CONFEA. (Org.). Formação Profissional do Engenheiro
Agrônomo. Brasilia: FEAB/CONFEA, 1996.
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