terça-feira, 19 de março de 2013

2ª CONVOCATÓRIA


Convidamos educadores, educadoras, estudantes e representantes de instituições envolvidos em experiências concretas de Educação em Agroecologia no ensino, na pesquisa e na extensão, com diferentes inserções, áreas do conhecimento e propostas político-pedagógicas, espalhadas pelas várias regiões do país, para participar do Seminário.
Os interessados diretamente envolvidos nas experiências, deverão submeter um texto (artigo ou relato) apresentando sua experiência educativa. Como as vagas são limitadas, somente os autores dos textos selecionados poderão participar do seminário. Os textos selecionados serão publicados nos Cadernos de Agroecologia. Esta Convocatória apresenta a justificativa, os objetivos, as orientações para participação, os procedimentos para inscrição e o cronograma de atividades até a realização do evento. Faça o download da versão na íntegra AQUI.


1. Objetivos do Seminário

Objetivo Geral:

- Promover uma reflexão e propor princípios e diretrizes para a Educação em Agroecologia no Brasil.

Objetivos Específicos:

- Debater sobre temas relativos à interface da Agroecologia com outras áreas do conhecimento;
- Identificar experiências de Educação em Agroecologia no Brasil e dar visibilidade a elas procurando formas de articulá-las entre si;
- Promover a troca de experiências sobre Educação em Agroecologia;
- Oferecer subsídios para a atuação do GT de Educação em Agroecologia da ABA.


2. Experiência de Educação em Agroecologia

Neste Seminário consideraremos as experiências de Educação formal em Agroecologia, especialmente aquelas do ensino médio e superior. Compreendemos que uma Educação em Agroecologia pode acontecer em diferentes espaços e ações educativas tais como: nos diferentes cursos e seus projetos político-pedagógicos, nas disciplinas, nas práticas e vivências educativas de campo, na pesquisa, na extensão, na relação educandos-educadores, na relação escola-comunidade, entre outras.


3. Participação

A participação no Seminário está condicionada a apresentação e seleção de um texto (artigo ou relato) sobre uma experiência educativa onde os autores tenham uma inserção direta, que será submetido a Comissão Técnico-Científica do evento (ver formato dos textos no item 4).
Cada experiência educativa deverá apresentar apenas um texto, com indicação de até dois autores para participar do Seminário.
Durante o seminário não haverá apresentação individual dos artigos ou relatos de experiência selecionados. Os textos selecionados serão analisados pelos facilitadores dos Grupos de Trabalho. Cada facilitador se encarregará de fazer uma síntese de um conjunto destes textos nos Grupos de Trabalho, de modo a subsidiar o debate e a reflexão.

4. Orientações para elaboração dos textos – Temas relevantes para o debate

Os textos deverão apresentar experiências educativas e focar pelo menos um dos temas a seguir:

Fundamentos para a Educação em AgroecologiaMetodologias de Educação em Agroecologia

Veja a 2ª Convocatória na íntegra.


5. Inscrições

Para realizar a inscrição do trabalho, CLIQUE AQUI.

As inscrições deverão ser feitas no período de 15 de abril a 15 de maio/2013.


6. Cronograma

- 15 de abril a 15 de maio/2013 - Prazo para pedido de inscrições e envio dos textos e cadastro da experiência no sistema Agroecologia em Rede
- 30 de maio/2013 - Prazo para a divulgação do resultado de seleção dos textos;
- 03 de junho a 15 de junho/2013 - Efetivação das inscrições pelos participantes;
- 03 a 05 de julho de 2013 - I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia


Para outras informações baixe a 2ª Convocatória na íntegra, AQUI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário