quarta-feira, 3 de julho de 2013

Inicia, hoje, I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia


Por Daniel Ferreira

A partir desta quarta-feira (03), Pernambuco vai receber o Seminário Nacional de Educação em Agroecologia. Como tema “Construindo princípios e diretrizes”, esta primeira edição vai reunir professores e técnicos da área de educação agroecológica de todo o país. Na programação, conferências, debates, mesas redondas e rodas de diálogos.  O evento acontece no Hotel Amoaras, em Marinha Farinha na cidade de Paulista. O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e o Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

De acordo com a coordenadora do NAC e sócia da ABA, Virgínia Aguiar, o objetivo do seminário é promover uma reflexão e propor princípios e diretrizes para a educação em agroecologia no Brasil. “Será um momento para a gente debater sobre temas relativos à interface da agroecologia com outras áreas do conhecimento, identificar experiências de educação agroecológica no país e dar visibilidade a elas procurando formas de articulá-las entre si”, ressaltou. 

A abertura do encontro será com a Conferência “Complexidade e Agroecologia: um diálogo pertinente”, e duas Mesas Redondas com os temas “Complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e a Educação em Agroecologia” e “Formação e perfil profissional em Agroecologia e as demandas da sociedade brasileira”. 

Durante os dias do seminário grupos de trabalho debaterão e construirão princípios e diretrizes para a educação formal em agroecologia (ensino médio e superior). Ainda acontecerão Rodas de Diálogo sobre diferentes experiências e um Espaço Livre com exposição visual de vivências de educação em agroecologia. O seminário encerra suas atividades na próxima sexta-feira (05) com uma plenária dos resultados dos grupos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário